HOME / Inovação e Desenvolvimento

> SOBRE NÓS

Inovação e Desenvolvimento

“A capacidade de desenvolver e produzir integralmente os seus materiais cerâmicos e artigos, permite à ARCH personalizar, adaptar e adequar os seus produtos de elevada qualidade às necessidades dos seus clientes. “ Missão

> Em 2002 abria-se a oportunidade de mercado para a produção de artigos sanitários de grande dimensão e com formas angulosas e planas, características que só muito dificilmente poderiam ser obtidas com utilização da Porcelana Vitrificada usada em sanitário, dado nível de deformação e contração mecânicas deste material cerâmico.

2 1 e1727361663617.jpg

A CERÂMICA

A produção em Grés (Fine Fire Clay), opção já usada por muitos fabricantes devido à reduzida deformação, foi considerada uma má opção também, pois a fraca resistência mecânica, elevado peso e elevada absorção de água impediam a garantia de qualidade equivalente à da porcelana.

 

Neste enquadramento, a alternativa foi avançar para a criação de um material completamente novo capaz de superar as limitações dos materiais existentes até então.

 

A sua produção 100% portuguesa, aposta no desenvolvimento de novos materiais – Gresanit, Highcer e Highpor – e soluções técnicas orientadas para a sustentabilidade e a eficiência ambiental. O conhecimento dos delicados processos de fabrico em cerâmica adquiridos pela marca Valadares, constituem a razão do domínio dos processos Cerâmicos “Hand made” de que hoje a ARCH é detentora. A este argumento acrescenta a condição excecional de uma durabilidade atestada por 20 anos de garantia técnica.

TORNEIRAS CERÂMICAS

A cerâmica oferece um potencial muito grande de desenvolvimento de soluções para aplicações não sanitárias. O projeto da ARCH contempla desde o início o aproveitamento desse potencial para desenvolver uma gama de artigos e vetores de negócio que sejam complementares à oferta de sanitário. O historial cerâmico e a flexibilidade da sua estrutura de inovação são fatores determinantes para a concretização deste objetivo.

 

Em 2019 demos início a um projeto que visava a produção de componentes em cerâmica para torneiras, aplicando a cerâmica como substituinte parcial de componentes metálicos correntemente utilizados. A função cerâmica seria nesta fase essencialmente estética, tirando partido da enorme oferta de acabamentos e também da capacidade de conformar formas só ao alcance da cerâmica.

 

Assim nasceu a série Luna na ARCH, com a importante inspiração de design do prestigiado Arquiteto Luís Rebelo de Andrade, parceria que criou a primeira série de torneiras com a integração da cerâmica na sua constituição em Portugal.

QualidadeAmbiente 3.jpg